Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas

O que é?


O serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas contribui para a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoa idosa aos serviços e a toda rede socioassistencial, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento. Desenvolve ações extensivas aos familiares de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, cidadania e inclusão na vida social.


A quem se destina?

Pessoas com deficiência e pessoas idosas.


Serviços ofertados:

Acolhida, visita familiar, escuta, encaminhamento para cadastramento socioeconômico, orientação e encaminhamentos, orientação sociofamiliar, desenvolvimento para o convívio familiar, grupal e social.

Uma das formas do serviço é por meio da Equipe Volante, que integra a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O seu principal objetivo é a prestação de serviços de assistência social às famílias que residem em locais de difícil acesso, como áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, assentamento, dentre outras comunidades e povos tradicionais.
Essa equipe é responsável por fazer a busca ativa destas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, apoiar a inclusão ou atualização cadastral das famílias no Cadastro Único, realizar os encaminhamentos necessários para o acesso à renda, para serviços da Assistência Social e de outras políticas.
Atualmente o Paraná conta com 46 equipes volantes distribuídas em 43 municípios (Fonte MDS), que recebem o acompanhamento e a orientação da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) acerca da implantação e oferta dos serviços.



Caso tenha qualquer dúvida entre em contato com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo!